Blogue criado para a Unidade Curricular " Os média Digitais em Educação", consiste num trabalho de portefólio digital a realizar ao longo do semestre, com base em instruções específicas, para produzir sínteses e reflexões e também em contributos autonomamente inseridos.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

"As características dos meios de aprendizagem interactiva online"

"AS CARACTERÍSTICAS DOS MEIOS DE APRENDIZAGEM INTERACTIVA ONLINE" Patrick J. Fahy A aprendizagem online é um instrumento de cooperação, colaboração, e comunicação. estes dispositivos permitem o ensino, a estrutura, a formação e tecnologia de apoio, orientação para novos papéis, processos, a interacção (diálogo) entre o professor e outros. Os princípios multimédia aplicáveis na pedagogia online são descritos como sendo as características específicas que se baseiam nos meios de comunicação individual baseado em ferramentas. Os educadores à distância devem acompanhar as tendências tecnológicas na sociedade, uma vez que essas tendências tendem a surgir rapidamente na sala de aula (virtual). As ferramentas online a serem incluidas na aprendizagem online, são, por exemplo, impressão e texto, vídeo e gráficos, áudio, dispositivos móveis como PDAs e smartphones, e Internet, estes são possíveis meios para o texto. Na América do Norte, o computador pessoal (PC) foi a tecnologia eleita para a educação e formação. Existem, assim, visões distintas desta iniciativa: a) Inicialmente era considerada extremamente ambiciosa e como um sonho utópico. Hoje, esse veredicto começou a ser tecnologicamente e pedagogicamente correcto, mas quando os mesmos critérios foram aplicados é claro que o uso do computador demonstrou uma impressionante capacidade de adaptação a nível mundial. b) Existem, claro, algumas limitações dos computadores a , pois os computadores por si só não podem transformar a experiência da aprendizagem/ensino. Os media, as tecnologias e as inovações abarcam consigo vantagens e desvantagens. As vantagens englobam uma maior flexibilidade para os alunos, os gastos reduzidos na construção de universidades, uma maior literacia informática, a capacidade de reutilização dos materiais dos cursos, a maior capacidade de transferência de colaboração, a melhoria dos níveis de graduação/licenciaturas, e maior atenção para as exigências/necessidades dos estudantes especiais (deficientes), mas em contrapartida existem igualmente desvantagens, tais como: preocupações sobre a qualidade do ensino, as questões relacionadas com o tratamento equitativo de professores à distância, o cepticismo não declarado por parte de alguns empregadores sobre diplomados nestas circunstâncias, e reduzir as oportunidades de interacção espontânea entre professores e alunos. Apesar de suas diferenças, o ensino online e a aprendizagem por media têm em comum a capacidade de trazer os alunos em tempo útil no contacto com os seus tutores, o conteúdo, e os seus pares, reduzindo a distância transaccional. Os media na formação à distancia, têm um papel fulcral sendo que a sua principal função é a coordenação, cooperação e co-construção. Os estudantes online sentem a distância transaccional de maneira diferente, necessitando de formas diferentes e várias ferramentas de interacção, incluindo o professor para apoio. Uma implicação importante é que nem toda a interacção é igualmente útil; a interacção deve ser ajustada às necessidades e preferências de cada um. O sucesso individual dos participantes com a comunicação online depende do uso eficaz dos recursos técnicos disponíveis, bem como da orientação e liderança exercida por um professor-moderador qualificado, e moderado pelas próprias capacidades do aluno e a preferência por uma aprendizagem colaborativa, cooperativa, activa e autónoma. Estes factores combinados, permitem aos alunos online exercer simultaneamente experiências de aprendizagem adultas de colaboração. Na medida em que o professor orienta e lidera o processo, uma das suas principais funções é a de fornecer a quantidade necessária de estrutura e de diálogo online, através da sua presença no ensino. A presença no ensino é a liderança, factor facilitador necessário para os indivíduos obterem uma "compreensão significativa" através da interacção e colaboração. A educação à distância comparada com a formação presencial revela que o uso que aluno faz dos meios de comunicação é mais importante do que aquilo que o professor faz; os resultados da aprendizagem do aluno, a experiência de ensino do professor não importa tanto como a experiência do professor com a tecnologia. Isto ressalta a importância para os alunos online dos meios adequados e do projecto, apoiado por professores competentes nestes meios. MEDIA, MODOS E APRENDIZAGEM Os princípios que afectam o impacto multimédia na aprendizagem, com implicações para o projeto online e instrução: 1) principio multimédia 2) principio de contiguidade espacial 3) principio de contiguidade temporal 4) principio da coerência 5) principio da modalidade 6) principio da redundância 7) principio das diferenças individuais Em forma de suma, pode-se dizer que: a) A Aprendizagem on-line continua a amadurecer em relação aos media e tecnologias utilizados, bem como à pedagogia adequada para a sua utilização. b) A formação continua a ser uma necessidade de muitos (professores, formadores e formandos) para assegurar o uso adequado dos sistemas online. c) Enquanto sociedade, cada vez mais se quer estar online para um vasto conjunto de finalidades, incluindo a aprendizagem. d) As implicações para todos os educadores - especialmente educadores e formadores à distância – estão a tornar-se mais evidentes.

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